quarta-feira, 28 de abril de 2010

Avaliação a longa distância



A torcida brasileira já está acostumada com o panorama de seus bons jogadores vestirem camisas de clubes do exterior. Por isto, a cerca de 40 dias da Copa do Mundo, o Brasil teve seus olhos voltados para o Estádio Camp Nou, em Barcelona, onde parte da sua defesa estaria em campo na semifinal entre Barcelona e Internazionale.



No time de Milão, atuam o lateral-direita Maicon, o zagueiro Lúcio e o goleiro Júlio César. Na equipe catalã, joga o lateral-direita Daniel Alves que, em virtude de algumas carências da seleção, é improvisado na lateral-esquerda e até no meio-de-campo.

E na partida da Espanha, foi justamente o setor defesa que se destacou. Afinal, o técnico José Mourinho deixou a Inter completamente recuada durante toda a partida e, o Barça conseguiu furar o bloqueio uma vez, com um gol de Piqué aos 38 minutos do segundo tempo. Resultado insuficiente para o time azul e vermelho chegar à final contra o Bayern de Munique.

Lúcio mais uma vez deu razões para estar com a braçadeira de capitão do Brasil, rechaçando os bons ataques iniciados por Messi, além de Ibrahimovic e Pedro ficarem sumidos no jogo. Devido ao esquema da Internazionale, Maicon não teve muitas chances de apoiar o ataque, mas esteve bem na defesa e, em especial, na tentativa de contra-ataques.



Júlio César também demonstrou segurança durante a partida. As poucas chances do Barcelona acabaram nas suas mãos - uma delas ainda no primeiro tempo, em chute perigoso de Messi.



Do lado do Barcelona, Daniel Alves foi pouco acionado, em especial porque o time insistia nas jogadas pelo meio-de-campo. Talvez em meio a tantos craques, como Touré, Xavi Alonso e Messi, os jogadores ainda subestimem seu futebol.

Se a Seleção Brasileira é momento, a certeza que fica é de que o Brasil no momento tem uma zaga de confiança para a Copa do Mundo de 2010. Bom, pelo menos, nos padrões da "europeização" que chegou até ao futebol brasileiro.

Nenhum comentário: