terça-feira, 20 de abril de 2010

Aparando as arestas



Um dos campeonatos estaduais mais deficitários do ano de 2010 terminou no domingo (o do Rio de Janeiro, com vitória do Botafogo nos dois turnos). Mas outra competição estadual de nível técnico duvidoso chega à sua decisão com um roteiro um pouco diferente do esperado. O Campeonato Mineiro, há décadas reduto da briga exclusiva entre Cruzeiro e Atlético Mineiro, não terá o time cruzeirense.

Na semifinal diante do Ipatinga, a equipe interior venceu o Cruzeiro em pleno Mineirão pelo placar de 3 a 1, mesmo com uma arbitragem que prejudicou demais o Tigre mineiro. Foram dois pênaltis não marcados, um gol mal anulado e um impedimento marcado erradamente. De fato, algo que valoriza muito a classificação da equipe, pois a vitória veio após um acirrado empate sem gols no Ipatingão.

Seu adversário na briga pelo título não surpreende tanto os torcedores de Minas Gerais. Desde 1958, o Atlético já disputou 40 finais de campeonato - esta será a de número 41. Teve 20 títulos e 20 vice-campeonatos. No entanto, a surpresa é a campanha atleticana neste ano.

Dirigido por Vanderlei Luxemburgo, o time fez um Campeonato Mineiro oscilante, com seis vitórias, quatro empates e uma derrotas, e ficou em terceiro lugar na primeira fase. Nas quartas-de-final, passou com dois empates pelo América (3 a 3 e 2 a 2) e se classificou para a final no limite, com uma vitória por 2 a 1 e um empate sem gols com o Democrata de Governador Valadares.

O Campeonato Mineiro estaria aparando suas arestas em 2010? Em vez de ser meramente uma competição onde Atlético e Cruzeiro mediam suas forças para ver quem goleava mais, ambos passaram por dificuldades em todas as rodadas do torneio.

Pior para o Cruzeiro, que subestimou o campeonato e resolveu escalar um time misto em plena semifinal de torneio. Pelo visto, a soberania dos confrontos entre Galo e Raposa não é mais tão imbatível assim nos gramados de Minas Gerais.

*****

BOLA PRO MATO



CORITIBA, CAMPEÃO ESTADUAL DO PARANÁ DE 2010

Por mais que se diga que os campeonatos estaduais não são parâmetro para a competição nacional, é emocionante ver um time que passou pelo descenso (e teve no dia fatídico de sua queda para a Série B um lamentável episódio de violência) agora tendo motivos para comemorar.

O Coritiba foi soberano no Campeonato Paranaense, roubando o favoritismo do Atlético desde o início do torneio e vencendo com uma rodada de antecedência (graças a uma vitória por 2 a 0 diante do Furacão). A motivação para volta à Primeira Divisão do futebol brasileiro vem ainda com mais força para o time do Alto da Glória.

Nenhum comentário: