segunda-feira, 13 de julho de 2009

Diversidade na dianteira



A décima rodada do Campeonato Brasileiro mostrou que o torneio não está só equilibrado na classificação geral. Ao contrário da soberania paulista que ocorreu nas edições mais recentes, o "G-4" da competição traz representantes de quatro estados do futebol nacional disputando ponto a ponto o posto de líder.

O Atlético Mineiro aproveitou-se do fato de o arquirrival Cruzeiro entrar no gramado do Mineirão somente com reservas, e saiu de campo com um 3 a 0. A quebra de um tabu de mais de dois anos sem vitória nos clássicos teve um sabor ainda mais doce porque o então líder Internacional saiu da Arena da Baixada com uma derrota por 3 a 2 para o outro Atlético do campeonato - o Paranaense. Ao menos até a rodada de quarta-feira, o galo canta mais alto que o colorado gaúcho.



A terceira colocação vem da Bahia, estado no qual aconteceu a maior goleada da rodada. O time de Paulo César Carpegiani marcou quatro gols em 27 minutos e no segundo tempo terminou com uma goleada de 6 a 2 diante do Santos. Do rubro-negro baiano saiu também o mais recente artilheiro do campeonato: Roger, que chegou aos sete gols, ao lado de Felipe, do Goiás (que passou em branco nesta derrota, com o 1 a 0 que a equipe levou do Sport na Ilha do Retiro, graças a um gol vindo de pênalti duvidoso).

O futebol paulista, outrora considerado reduto de bom futebol, está representado somente pelo Palmeiras, que mesmo ainda com o treinador interino Jorginho no comando venceu o Náutico por 4 a 1 no Palestra Itália. O Timbu pernambucano se afundou ainda mais na competição, chegando ao penúltimo lugar do Campeonato Brasileiro.

Perto do alviverde paulista, vem uma equipe do interior de São Paulo: o surpreendente Barueri, que mais uma vez conquistou três pontos diante do bom time do Coritiba por 3 a 1 na Arena Barueri. Barueri e Santo André prosseguem entre os dez primeiros colocados. Com vaga na Taça Libertadores da América já garantida pelo título da Copa do Brasil, o Corínthians ainda parece de ressaca pela conquista, como mostrou a derrota por 3 a 0 para o Grêmio.



É justamente o São Paulo que destoa no campeonato. O tricampeão consecutivo trocou de técnico mas ainda não reencontrou o bom futebol. Em pleno Morumbi, o tricolor levou um sufoco e acabou sendo satisfatório o empate diante do Flamengo. Num jogo com um pênalti convertido para cada lado, o que chamou atenção mais uma vez Adriano. Não pela boa cobrança de pênalti sem chances para o goleiro Dênis. O Imperador surpreendeu por não comemorar seu gol marcado no Morumbi - uma forma de respeitar seu antigo clube, no qual fez um bom primeiro semestre de 2008.



Em sétimo lugar na classificação geral, o Flamengo destoa dos outros dois times do Rio de Janeiro. O Botafogo venceu o "jogo de seis pontos" diante do Avaí na Ressacada com dois gols em lances de bola parada, mas mesmo assim prossegue seu calvário na zona de rebaixamento. E, agora, o alvinegro tem a companhia de seu conterrâneo Fluminense, que perdeu por 1 a 0 para o Santo André no Engenhão (com um gol contra de Wellington Monteiro) e nesta segunda-feira sentiu a perda de Carlos Alberto Parreira. A calma que ele ansiava para fazer seu trabalho foi extremamente prejudicada pelo imediatismo de um Campeonato Brasileiro por pontos corridos.



O Botafogo em décimo-sétimo e o Fluminense em décimo-oitavo mostram como o futebol do Rio de Janeiro cada vez mais sentindo em campo as consequências do amadorismo de seus dirigentes. O exemplo da queda do Vasco de 2008 não foi suficiente para as demais equipes.

Do lado das Laranjeiras, Parreira teve seu desequilíbrio na corda bamba. Em General Severiano, Ney Franco chegou ao seu primeiro ano como comandante do Botafogo sem razões para comemorar. Até quando os torcedores cariocas terão de conviver com a mesmice de um estado que se conforma em fazer mera figuração no Campeonato Brasileiro? É lamentável que num torneio com diversidades em seu grupo com os quatro primeiros colocados, o Rio de Janeiro ocupe duas vagas na lista dos quatro últimos lugares. É hora de diversificar.

*****

O tempo e o placar... elege o que houve de melhor e de pior na décima rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

O equilíbrio do Campeonato Brasileiro continua muito fascinante, comprovando a graciosidade da competição nacional. A diferença do líder (Atlético Mineiro) para o décimo (Santo André) é de apenas sete pontos. Qualquer situação imprevisível pode mudar toda e qualquer direção do torneio.

A FURADA

Geralmente, quem vai para o gol numa pelada é porque não costuma ser bom com os pés. O exemplo não foi levado muito a sério entre os goleiros do Campeonato Brasileiro. Dênis (do São Paulo), Douglas (do Santos) e Andrey (do Cruzeiro) provavelmente não lembraram de seus tempos de peladeiros e tiveram furadas profissionais que comprometeram as partidas de seus respectivos clubes. Nenhuma das equipes saiu vencedora - o resultado "menos pior" foi do São Paulo, que arrancou um empate em 2 a 2 com o Flamengo.

Um comentário:

André Funger Schmidt disse...

Fala Vinícius!!
Muito obrigado pelos elogios!!
Eu cheguei a montar um outro blog para falar de futebol nacional e internacional também mas acabei largando...
Cara, o Leonardo eu vou dar uma pesquisada mas o Dioney eu até já tentei achar algo, encontrei um jornal meu de 96 em que ele marcou um gol masnão consigo puxar foto e a ficha dele... Eu tenho o numero de jogos e gol pelo Vasco porque tenho todas as fichas dos jogos do Vasco - pelo menos acho que está complto - desde 54 e criei uam planilha para marcar o numero de jogos e gols de cada jogador que já passou pelo clube. Vou pesquisar melhor para ver se consigo algo ok?!?! O Têti eu estou esperando passar mais tempo para lançar e o Régio e o Winck falta eu finalizar algumas coisas...
Valeu mesmo pelos elogios e pela visita irmão!!
Será sempre muito bem vindo!!
Parabens pelo trabalho nos blogs!! Excelentes!!!
Abração!
SV!
André Schmidt
Blog Boteco do Portuga
http://botecodoportuga.blogspot.com