terça-feira, 7 de julho de 2009

Sonho da volta pra casa



O calendário vai passando e o Campeonato Brasileiro está prestes a chegar à época da "janela" do torneio. Trata-se do período no qual o mercado exterior pode contratar jogadores que atuam no Brasil - geralmente os que despontam nos primeiros meses de Brasileirão. Entretanto, este "fenômeno" causado pelo reinício das temporadas europeias traz uma consequência interessante para o mercado: o repatriamento de atletas brasileiros.

Seduzidos pelos euros da União Europeia ou pelos dólares e petrodólares do futebol árabe, muitos jogadores anseiam pelo meio do ano para conseguirem passaporte rumo ao exterior (ainda mais com uma Seleção Brasileira que tem um treinador mais atento aos "estrangeiros"). Mas nem todos são bem-sucedidos em outros gramados, seja por falta de adaptação ao novo país ou pela ausência de oportunidades em equipes que trazem muitas estrelas. A solução para recuperar a autoestima acaba mesmo sendo voltar para a pátria.

O olhar para o exterior, aos poucos, também se tornou rentável para os clubes brasileiros. Quando a equipe não se encaixa em campo e não se pode contratar no Brasil por causa do regulamento da CBF, o dirigente começa a observar jogadores que estão espalhados pelo mundo, até encontrar algum em condições para voltar a vestir uma camisa brasileira. E, com o mercado em tamanha expansão, os times vêm encontrando reforços tanto em países com clubes de ponta (como a Itália, a Inglaterra e a Espanha) quanto em locais com pouquíssima tradição no futebol, casos de Hungria, Ucrânia e até Uzbequistão.

Também se tornou corriqueira a iniciativa de ter como reforço a volta de quem deu glórias à equipe e saiu para se consagrar em outros países. Foi o caso do novo reforço do Corínthians. Depois de passar pelo Arsenal, da Inglaterra, e pelo Valencia, da Espanha, o volante Edu acertou seu retonro ao alvinegro paulista, como forma de esquecer os problemas da última temporada no futebol espanhol (quando passou por sucessivas contusões). Parado há algum tempo também por causa do período de férias da Europa, o jogador de 31 anos declarou que terá de passar por uma curta pré-temporada, para voltar a ter ritmo de jogo.

Campeão brasileiro em 1998 e 1999 e vencedor do Mundial de Clubes de 2000 no Corínthians, Edu espera retornar a bons momentos em campo. E, graças à "janela" do Campeonato Brasileiro, o volante se torna mais um jogador que realiza o "sonho da volta pra casa".

Nenhum comentário: