segunda-feira, 6 de julho de 2009

Atletas de fim de semana




A nona rodada do Campeonato Brasileiro redimiu os times gaúchos das decepções do meio de semana. Após perder a Copa do Brasil para o Corínthians na quarta-feira, o Internacional se tornou líder do campeonato (beneficiado pelo empate em 1 a 1 entre Atlético Mineiro e Botafogo no Mineirão) ao vencer o Náutico nos Aflitos. Nem mesmo o pênalti perdido por D'Alessandro impediu a vitória por 2 a 0, com dois gols de Nilmar. Eliminado pelo Cruzeiro na semifinal brasileira da Taça Libertadores da América, o Grêmio enfim acertou o pé e fez quatro gols, com a dupla Herrera e Maxi López. O Atlético Parananse se manteve na zona de rebaixamento com a derrota por 4 a 1 (Rafael Moura fez o gol do Furacão).

O outro paranaense do Campeonato Brasileiro conseguiu galgar muitos degraus neste domingo. Marcos Aurélio e Ariel fizeram o 2 a 0 do Coritiba diante do São Paulo. O tricolor paulista segue ladeira abaixo e, como boa parte dos treinadores brasileiros, Ricardo Gomes encontrou "qualidades" apesar da derrota. Mais uma tentativa de tapar o sol com a peneira.



Dois artilheiros tiveram momentos diferentes neste fim de semana. Enquanto Obina mostrou estar de volta ao caminho do gol (marcando dois no 3 a 0 do Palmeiras sobre o Avaí), Kléber Pereira segue sem balançar as redes. Graças a um gol de Paulo Henrique a dois minutos do fim, o Santos venceu o Sport na Vila Belmiro e se manteve entre os 10 primeiros da classificação.



O Flamengo chegou a ficar por um dia entre os quatro melhores do torneio, ao vencer o Vitória por 2 a 1 - mas a vitória palmeirense deixou o time da Gávea em quinto lugar. No ambiente flamenguista ainda chama atenção o atrito da torcida com Juan - nem com o gol que abriu o placar no Engenhão o lateral escapou das vaias. Em dia de pouca inspiração de Adriano (que faltou ao treino na semana passada por causa de uma diarreia), o "Sheik" Emerson se sobressaiu ao fazer o gol de desempate do time flamenguista sete minutos depois do rubro-negro baiano chegar à igualdade, com um gol de Roger. Diante do preço alto que o Porto pediu pelo passe de Ibson, o jogo de sábado pode ter sido o último nesta segunda passagem pela equipe carioca. Infelizmente, sua despedida pode ficar maculada pelo pênalti desperdiçado durante a partida.



Dois times considerados "azarões" no início do campeonato terminaram a rodada entre os 10 primeiros. O Goiás aproveitou o fato do Cruzeiro poupar seus titulares para a final da Taça Libertadores da América - contra o argentino Estudiantes - e chegou ao sétimo lugar com o gol de Felipe. Com o mesmo número de pontos do representante goiano e do tradicional rubro-negro carioca prossegue o Barueri. No clássico do interior de São Paulo, o time arrancou a seis minutos do fim (graças a Val Baiano) um empate em 1 a 1 com o Santo André. Marcel havia aberto o placar para o Ramalhão no Estádio Bruno José Daniel.

A rodada do Campeonato Brasileiro encerra na quarta-feira, com o encontro de Corínthians e Fluminense no Pacaembu. Uma prova de fogo para os dois times mostrarem que não são meros atletas de fim de semana.

*****

O tempo e o placar... elege o que houve de melhor e de pior na nona rodada do Campeonato Brasileiro:

O CHUTAÇO

Mais dois gols em uma partida, e desta vez contra o Avaí no Ressacada. Obina chegou a cinco gols no campeonato, um gol a mais do que a dupla flamenguista Adriano e Emerson. Talvez a diretoria rubro-negra esteja arrependida do empréstimo. Enquanto isto, o atacante no Palmeiras parece que viu passarinho alviverde.

A FURADA

O Atlético Mineiro perdeu uma excelente oportunidade de se manter na liderança do Campeonato Brasileiro com o empate diante do então lanterna Botafogo. Pior do que o tropeço atleticano em pleno Mineirão é ver a equipe botafoguense se contentar em conquistar um ponto. Este que vos escreve fez uma análise da partida no texto O ponto que satisfaz, publicado no Almanaque Virtual. Abaixo, o link:

http://almanaquevirtual.uol.com.br/ler.php?id=19750&BRASILEIRAO:+ATLETICO-MG+X+BOTAFOGO+-+O+PONTO+QUE+SATISFAZ+

*****

BOLA PRO MATO

O Vasco teve um alento para seguir a Série B do Campeonato Brasileiro. O clube Werder Bremen acertou a prorrogação do empréstimo do meia por mais um ano. Espera-se que ele aproveite este tempo para fazer o time vascaíno voltar à Primeira Divisão.

Nenhum comentário: