quarta-feira, 8 de julho de 2009

Campeão em segundo plano



Mais uma vez, a imposição da Rede Globo na tabela dos torneios causou uma situação esquisita na quarta-feira de futebol. No mesmo dia em que o Cruzeiro vai até a Argentina para disputar o primeiro jogo na final da Taça Libertadores da América, contra o Estudiantes, foi marcada hoje uma partida entre Corínthians e Fluminense, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

A emissora usou este recurso por um motivo não muito louvável: partidas envolvendo equipes de outros estados não têm audiência satisfatória nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Por isto, a TV Globo passou por cima do valor das partidas, e dois grandes estados ficarão privados de assistir à final da Taça Libertadores.

Uma semana depois de seu título na Copa do Brasil, o Corínthians vai para o segundo plano numa noite de futebol, servindo como tampão de audiência para a TV Globo. Enquanto isto, os amantes de futebol de alguns estados terão de recorrer à TV a cabo para assistir a uma partida internacional.

A busca pela audiência banaliza de novo o futebol brasileiro, colocando um jogo de estepe na quarta que ficaria melhor no fim de semana. Corínthians e Fluminense não mereciam este papel, ainda mais a equipe corintiana, logo uma semana depois de uma conquista nacional.

Nenhum comentário: