domingo, 19 de julho de 2009

Por tempo determinado



A típica rotina de troca de técnicos no Campeonato Brasileiro gerou uma situação curiosa na equipe do Palmeiras. Com a demissão de Vanderlei Luxemburgo, a diretoria do alviverde tenta acertar com alguns nomes de ponta e por enquanto deixa como interino o auxiliar Jorginho. Mas eis que o "tapa-buraco" chegou, ontem, com o 1 a 0 diante do Santo André, à sua quarta vitória no torneio. E com um detalhe: caso Atlético Mineiro e Internacional tropecem contra seus adversários (respectivamente, o Vitória da Bahia e o Grêmio), ele leva a equipe à liderança do torneio.

Agora, a dirigência palmeirense fica numa dúvida cruel: efetivá-lo no comando do time ou preservar seu posto de auxiliar e recorrer a um nome mais conhecido no mercado brasileiro? Num esporte tão imprevisível acenam duas possibilidades para o a situação de Jorginho (até, claro, vir um outro nome para responder pelo Palmeiras). A primeira, de ele sair ovacionado pela torcida e a cada deslize do próximo treinador, as arquibancadas gritarem seu nome. E, a segunda, de resultados negativos acontecerem depois que ele for confirmado como técnico. A mesma torcida e a crítica esportiva que valorizam seus resultados podem dizer que ele perdeu a seriedade após ganhar um cargo de mais importância - ou, quem sabe, podem acusá-lo de tremer diante da maior responsabilidade.

No início do ano, o Grêmio passou pela mesma situação com Marcelo Rospide - solução momentânea depois da saída de Celso Roth - que ajudou a equipe a passar da primeira fase da Taça Libertadores da América. O tricolor gaúcho optou por preservá-lo, e contratou Paulo Autuori para o restante de 2009.

Pelo visto, o Palmeiras tende a seguir o exemplo gremista, talvez pelo receio de numa época de crise não perder dois cargos ao mesmo tempo (com sua demissão, sairia tanto um bom técnico quanto um bom auxiliar). Ainda mais que a transição de comando palmeirense revelou que o time pode recorrer a um técnico que funcione por tempo determinado.

Nenhum comentário: