sexta-feira, 3 de julho de 2009

A trajetória se repete



O Grêmio repetiu a trajetória de seu rival gaúcho Internacional, na semifinal da Taça Libertadores da América, e acabou eliminado da competição. Só que o tricolor não soube aproveitar o diferencial em relação ao colorado na final da Copa do Brasil: com a derrota por 3 a 1 no Mineirão, a vitória por 2 a 0 era suficiente para o time ser o brasileiro na final do torneio sul-americano.

A sucessão de gols perdidos no primeiro tempo (uma tônica gremista em toda a Libertadores) foi castigada em dois minutos. Aos 34 e aos 36, o atacante Wellington Paulista abriu 2 a 0 para a Celeste Mineira. Os gaúchos voltariam para o segundo tempo precisando fazer pelo menos cinco gols - fato que seus conterrâneos alvirrubros não conseguiram no dia anterior.

O nervosismo acabou se tornando um adversário para a equipe de Paulo Autuori, mas um gol do zagueiro Réver aproveitando cobrança de escanteio de Souza aos nove minutos deu um novo gás ao Grêmio. Só que o frio do Rio Grande do Sul tornou a gelar a noite gremista cinco minutos depois, quando Adílson deu uma entrada criminosa no meia cruzeirense Wágner. Em mais uma inversão de valores da torcida tricolor (que na semana passada coroara o atacante argentino Máxi López por chamar o volante do Cruzeiro, Elicarlos, de "Macaquito"), o volante saiu aplaudido pela torcida, que confundiu pancadaria com raça.

Tendo a tranquilidade do adversário, seus próprios nervos e o relógio como adversários, o Grêmio passou a tentar uma despedida digna nas semifinais da Taça Libertadores. E ela veio aos 29 minutos, com um belo gol de Souza que empatou a partida. 2 a 2, como foi o final da Copa do Brasil para o vice-campeão Internacional.

Em uma nova chance de ser campeão da Taça Libertadores da América, desta vez é o Cruzeiro que buscará repetir a trajetória do colorado gaúcho. Não o Inter que disputou a competição nacional de 2009. O exemplo a ser seguido pela Celeste é o time do fim do ano passado, que enfrentou o argentino Estudiantes (adversário cruzeirense na decisão da competição sul-americana) e trouxe mais uma vitória brasileira sobre um rival argentino. Teremos mais um grande confronto entre Brasil e Argentina nos gramados.

Nenhum comentário: