segunda-feira, 20 de julho de 2009

Os pequenos grandes



Dois times considerados "pequenos" mais uma vez surpreenderam a rodada do Campeonato Brasileiro. A mais agradável de todas veio do interior de São Paulo. Mesmo com a saída do antigo artilheiro Pedrão, o Barueri apresentou um novo goleador. Val Baiano fez todos os gols da vitória por 4 a 0 sobre o último lugar do torneio - o Náutico.

O Avaí continua com uma campanha irregular, mas a virada por 3 a 1 contra o Sport em plena Ilha do Retiro deu uma boa credibilidade, em especial porque elevou a equipe ao décimo-quarto lugar na classificação. Mesmo com a derrota para o Palmeiras no Palestra Itália, o Santo André segue em nono lugar, a quatro pontos da zona de classificação para a Libertadores.



Outra equipe que respirou na rodada do fim de semana foi o São Paulo. Depois de se arrastar nos últimos lugares, o time saiu do clássico San-São com dois gols redentores de Washington. Momentaneamente, a crise saiu dos lados do Morumbi.

A crise agora ganha tons azuis, para os lados de Minas Gerais. Passada a derrota na final da Taça Libertadores da América, o Cruzeiro chegou à zona de rebaixamento com a derrota por 2 a 1 para o Corínthians no Mineirão. Sinal amarelo.



O alerta vermelho ficou ainda mais forte em dois times de tradição do Rio de Janeiro. O Fluminense mais uma vez teve falhas na zaga, desta vez diante do Goiás, que abriu 4 a 1 no Maracanã. A desorganização é tanta que dias depois da efetivação de Vinícius Eutrópio como técnico, agora a diretoria anunciou a contratação de Renato Gaúcho para o comando. O Botafogo pecou novamente por sua mania de sair na frente e logo optar por recuar. Assim, cedeu o empate em 2 a 2 diante do Flamengo, e prosseguiu com o tabu de não vencer o rubro-negro numa competição nacional há três anos.



O Sul também teve uma rodada de clássicos. No Gre-Nal, o tricolor gaúcho voltou a vencer o colorado depois de três jogos no ano - e de virada, por 2 a 1. O "Atletiba" foi digno de um 0 a 0, pela nota triste do vandalismo dos torcedores. Foram 15 bombas arremessadas por torcedores das duas equipes.

Sem gols também terminou o jogo do outro Atlético. O Galo de Minas sentiu a ausência de Diego Tardelli e Júnior (o que mostra a fragilidade da equipe para o decorrer do torneio), mas conseguiu segurar o ímpeto do quarto colocado, o Vitória, no Barradão. O time prossegue na liderança, mas agora ao lado do Palmeiras - a vantagem do Atlético Mineiro fica no saldo de gols.

Mas o quarteto de cima precisa ficar atento. O Barueri já está empatado com a equipe baiana na quarta colocação. Com um campeonato tão oscilante, a zebra do interior paulista pode decidir passear em território nacional, apequenando ainda mais muitos grandes do país.

*****

O tempo e o placar... traz os dois extremos da décima-segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

Na verdade, os chutaços. Foram quatro gols de Val Baiano, que chegou aos mesmos oito gols dos artilheiros Felipe (do Goiás) e Roger (do Vitória). É o Barueri chegando aos pouquinhos.

A FURADA

A impressão é de que nenhuma equipe teme o Fluminense, independente do campo. Mesmo em desvantagem inicial no placar, o Goiás tomou conta do jogo e levou o tricolor de volta para as Laranjeiras com mais uma goleada no Campeonato Brasileiro. Até quando isto vai continuar?

Nenhum comentário: