segunda-feira, 19 de julho de 2010

O fim dos remendos do Brasileirão



Bom senso. Uma excelente iniciativa a da Confederação Brasileira de Futebol (com o aval da FIFA) em antecipar a data da "janela" de inscrição de jogadores do exterior que retornam ao Brasil. Em vez de começar no dia 3 de agosto, os jogadores contratados poderão ser inscritos para a disputa do Campeonato Brasileiro a partir de amanhã, até o dia 19 de agosto.

Com as negociações ainda mais aceleradas por causa do ano da Copa do Mundo, a determinação de que os jogadores só poderiam atuar a partir do mês que vem poderia comprometer negativamente a competição. Além das equipes ficarem remendadas por algum tempo, a tendência perigosa era de que os contratados demorassem a encontrar ritmo de jogo para fazer boas atuações no Campeonato Brasileiro.

A partir do final deste mês, vão desfilar por gramados do Brasil afora nomes de destaque como o agora santista Keirrison, o cruzeirense Montillo, o tricolor carioca Beletti, o vascaíno Felipe, o flamenguista Renato Abreu, o colorado Rafael Sóbis, Daniel Carvalho, reforço do Atlético Mineiro, entre outros. Uma vitória dos clubes, que poderão ter mais opções no elenco para um Campeonato Brasileiro tão equilibrado e tão extenso.

Alguns jornalistas afirmam que esta mudança deu margem para mostrar a desorganização da CBF - em outros anos, a entidade coleciona episódios de mudanças bruscas de regulamento. Entretanto, ao voltar atrás nesta decisão, a Confederação mostrou-se capaz de reconhecer seu erro. É bem verdade que a "janela do meio do ano" sempre aconteceu em agosto. Mas, num ano atípico para o futebol como é o de Copa do Mundo, é evidente que as mudanças começam a acontecer em junho, antes do início da competição mais importante do futebol mundial. Portanto, não há razões para deixar tantos atletas inativos por tanto tempo.

A montagem de novos times do Campeonato Brasileiro começa a acontecer mais cedo em 2010. Certamente, a engrenagem do campeonato ficará bem mais interessante aos olhos dos torcedores de times da Primeira Divisão.

Nenhum comentário: