quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ao ataque, Colorado!




Análise de quarta: Internacional 1 x 0 São Paulo (21h50, Beira-Rio)

O primeiro confronto do duelo brasileiro na semifinal da Taça Libertadores da América ficou marcado por seu tom maniqueísta. Os 90 minutos trouxeram um Internacional com toque de bola rápido e constantes oportunidades de gol medindo forças com um São Paulo que priorizou o setor defensivo e optou pela frieza dos contra-ataques. A vitória foi do time que se comportou como um gigante no gramado, diante de um adversário que mais uma vez se apequenou ao ponto de não esboçar qualquer vontade de vencer.

Cerca de um ano depois de assumir o comando do São Paulo, o técnico Ricardo Gomes continua incapaz de transformar a equipe paulista num time. Sua única estratégia é aproveitar os bons defensores que tem e recorrer a um lampejo de Hernanes e Marlos para que Dagoberto e Fernandão possam chegar diante do gol. No entanto, diante de um meio-de-campo colorado, que tem volantes de qualidade como Guiñazu e Sandro, as oportunidades de sair para o contra-ataque ficaram escassas.

O trio de zaga são-paulino se desdobrava para evitar que o Internacional aparecesse com perigo na área, em jogadas iniciadas por D' Alessandro e Taison. A troca de passes sempre surgia com perigo, num colorado atípico dos esquemas de Celso Roth. O jogo amarrado tradicional do treinador deu espaço a um time leve, no qual também se destacavam as boas subidas dos laterais Nei e Kléber. Entretanto, as oportunidades diante do gol também não foram muitas nos primeiros 45 minutos.

Sem contar com o atacante Walter (que teve seu passe negociado com o Porto, de Portugal), o Inter sentiu a ausência de um centroavante, um matador capaz de aparecer de maneira mais incisiva na área do que a maneira como Alecsandro apareceu no jogo da semifinal. O bom momento do atacante ficou restrito a uma tentativa aos 25 minutos, quando, numa sobra de uma dividida na cobrança de escanteio, ele chutou sem ângulo, para boa defesa de Rogério Ceni. E era muito pouco deixar a responsabilidade apenas aos pés de um Taison que faz o papel de buscar jogadas fora da área. Mesmo com o amplo domínio na primeira etapa, os colorados também não pareciam dignos de abrir o marcador no Beira-Rio.

O segundo tempo prosseguiu com o panorama dos 45 minutos iniciais. O Internacional insistindo nas tentativas a gol, e o São Paulo dando a sensação de que somente Rogério Ceni tinha entrado em campo. Afinal, apenas seu camisa 1 era capaz de impedir que o marcador mudasse. A um minuto, o goleiro evitou que os holofotes caíssem sobre um Andrezinho que passara o primeiro tempo completamente apagado. Também foram as defesas de Ceni que não levaram para o fundo da rede tentativas do lateral-esquerda Kléber, do volante Sandro e do atacante Taison.

Mas o tempo corria, e a obrigação de vencer em seu próprio estádio se aproximava a cada minuto. Aos 19, Celso Roth fez sua primeira mudança, trocando Andrezinho pelo meia Giuliano. Três minutos depois, o menino que fizera o gol da classificação às semifinais da Libertadores (a dois minutos do fim, no jogo em que a derrota por 2 a 1 para o Estudiantes na Argentina, em jogo das quartas-de-final, teve sabor de vitória) foi novamente decisivo no torneio. Na sobra de uma jogada iniciada por Alecsandro, o camisa 11 girou diante dos zagueiros e chutou rasteiro. Rogério Ceni, estático, só acompanhou com os olhos a trajetória da bola, que tocou na trave esquerda antes de parar no fundo da rede. 1 a 0 Internacional.

Com a metade do segundo tempo ainda por resolver, a expectativa são-paulina seria partir para o ataque - o gol marcado no estádio do adversário também é critério de desempate na Taça Libertadores da América. Mas o São Paulo seguiu em sua apatia, apenas assistindo passivamente às novas tentativas coloradas.

Ricardo Gomes usou o que tinha escalado para o banco de reservas, mas não havia tanto a acrescentar. Colocado em campo no lugar de Richarlyson, Cléber Santana mostrou, no lance em que tropeçou sozinho na bola, o motivo pelo qual a diretoria tricolor quer negociá-lo há tanto tempo. Para o lugar de um Dagoberto inoperante, veio o recém-contratado Ricardo Oliveira, jogador que ficou durante meses sem atuar, e ainda sente falta de ritmo de jogo. A tentativa de Gomes reforçar o ataque prosseguiu com a substituição de Marlos por Fernandinho. Com um pouco mais de ofensividade, o São Paulo chegou, e obrigou Renan a fazer sua única defesa. Aos 45 minutos do segundo tempo. Uma ironia, se pensar que os são-paulinos dispensaram Washington, artilheiro da equipe na Taça Libertadores da América, para acertar seu retorno ao Fluminense.

No duelo maniqueísta do Brasil na Libertadores, o final foi feliz para o torcedor que gosta de um futebol que prioriza o ataque. Alguns jornalistas certamente vão louvar a defesa são-paulina, pois, mesmo com o time fazendo uma partida tão aquém do esperado da tradição tricolor, a vantagem colorada ficou em apenas um gol (ainda mais que o destaque de Taison, contundido e substituído por Rafael Sóbis no fim, pode minar o poder ofensivo do Inter). Mas, quem sabe, o placar de 1 a 0 possa ser uma sábia decisão do futebol. Com um resultado tão apertado, o Internacional não terá como ficar meramente retrancado na partida de volta do Morumbi. E a decisão da vaga para a final da Taça Libertadores da América terá mais cheiro de gols.

Nenhum comentário: