segunda-feira, 12 de julho de 2010

O Brasileirão virtual



O Campeonato Brasileiro volta ao calendário do futebol a partir da quarta-feira, numa fase bem curiosa, que a cada quatro anos acontece no campeonato de pontos corridos. Entre a parada da Copa do Mundo e a abertura definitiva da "janela" - na qual jogadores que vieram do futebol internacional podem começar a atuar pelos clubes brasileiros - ainda acontecerão cinco rodadas do Brasileirão.

Este período traz um sentimento contraditório para os torcedores. Num primeiro momento, os resultados podem causar alegria ou apreensão às torcidas. Mas, logo em seguida, as pessoas também têm de fazer seus cálculos e começar a sondar hipóteses, de acordo com as novas contratações. Os vitoriosos respiram aliviados por conseguirem uns pontos a mais antes que seus adversários estejam em um nível técnico maior, enquanto os derrotados amenizam os pontos perdidos na certeza de que, com as novas contratações, virá uma boa sequência de jogos.

Quando o torcedor também tem de ir para a prancheta ainda no início da temporada, é porque algo parece errado. Custava à CBF abrir a "janela" mais cedo em época de Copa do Mundo? Por que manter o dia de 2 de agosto para a regularização total dos jogadores que foram repatriados, se o Campeonato Brasileiro retorna três semanas antes desta data?

Não bastasse este reinício mais "leve" do Brasileirão, nas cinco rodadas que seguem ainda vão acontecer clássicos pelo Brasil afora. No Rio de Janeiro, Flamengo x Botafogo, Botafogo x Fluminense e Flamengo x Vasco. Em São Paulo, Palmeiras x Santos, Santos x São Paulo e Palmeiras x Corínthians - além do Gre-Nal no Rio de Grande do Sul. Duelos que prometiam ser bem interessantes, mas que são esvaziados porque nenhum dos times estará com sua força máxima.

Graças ao calendário da Confederação Brasileira de Futebol, o Brasileirão do ano de Copa do Mundo ganhou um entreato entre o início da competição e as mudanças de depois do mercado exterior. Trata-se de um Campeonato Brasileiro virtual, no qual treinadores se viram com o que sobrou após a debandada de muitos jogadores, e atletas entram em campo com sua titularidade em dias contados, pois a prioridade deve ser para quem veio de fora do país. Lamentavelmente, a virtualidade desta época da competição, a cada ano de Copa, fica mais longe da realidade.

Um comentário:

Michel Farias disse...

Até que esse ano ainda não saíram muitos jogadores, mas sempre existe uma expectativa em relação a janela de transferência que acontece em Agosto. Espero que continue assim.

Abraço!!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/