sexta-feira, 16 de julho de 2010

Estrada da personalidade



A vitória que escorreu entre os dedos a sete minutos do fim da partida com o Grêmio Prudente, ontem no Maracanã, ainda não deixa tudo perdido na busca pelo título para o Fluminense. Entretanto, é mais um episódio do casamento quase perfeito que o tricolor das Laranjeiras tem com seu patrocinador, a Unimed.

A parceria com o plano de saúde começou no ano em que o Fluminense estava na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. A partir do ano de 1999, a Unimed sanou a imagem de um time que se via distante de sua antiga história no futebol nacional. Com seu auxílio financeiro, o tricolor aos poucos foi se reerguendo no cenário esportivo, e passou a apresentar equipes competitivas a cada temporada.

Mas este acabou sendo seu grande inconveniente. Tendo tanto dinheiro à disposição, a Unimed começou a pensar em sucessos imediatos, e, quando eles não aconteciam de, jogadores eram vendidos e chegavam ao Fluminense outros jogadores de nome. O resultado deste círculo vicioso foi para o gramado - inúmeros jogadores, vários treinadores e poucos títulos (o Brasileiro da Série C em 1999, os estaduais de 2002 e de 2005 e a Copa do Brasil de 2007). Sem contar com uma coleção de insucessos - o maior deles foi a perda da Taça Libertadores da América em 2008, para a LDU do Equador, no Maracanã.

O Campeonato Brasileiro de 2010 foi um novo começo para o Fluminense. Com uma base montada há alguns anos, finalmente foi contratado um treinador de grande destaque, com a diretoria tendo pensamento a longo prazo. Aos poucos, Muricy Ramalho transformou uma equipe desacreditada em um time digno de estar no G-4 do Brasileirão.

No entanto, no último degrau para confirmar sua liderança, veio o surpreendente empate com o Grêmio Prudente, que, se não for bem assimilado, pode dar margem para o tricolor retroceder. O tropeço veio cedo, ainda na oitava rodada, e primeira partida depois do final da Copa do Mundo. Há uma longa estrada para percorrer nos gramados até dezembro.

A maneira como o Fluminense vai agir daqui para o restante do Campeonato Brasileiro mostrará qual a verdadeira face do atual time das Laranjeiras. Ou ele pega a via de lamentar o momento de calmaria e segue a placa do retorno à inconstância da queda de braço com a Unimed, ou os jogadores comandados por Muricy Ramalho voltam suas atenções para o futebol, e mostram aos tricolores que a imponência do clube vai muito além de ter o dinheiro de um patrocínio. Para os torcedores, o melhor caminho é buscar uma personalidade.

Nenhum comentário: