segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Os extremos aumentam




Nesta vigésima-terceira rodada do Campeonato Brasileiro, os resultados tornaram os dois lados da tabela ainda mais extremos. Enquanto os primeiros vão somando pontos, os que estão na parte de baixo de classificação têm de se apegar aos pontos conquistados nas primeiras rodadas como critério de desempate.

Dentre os quatro primeiros colocados, só o Goiás teve um tropeço na rodada. O empate em 2 a 2 com o Coritiba no Serra Dourada fez o Atlético Mineiro se aproximar depois da virada por 2 a 1 sobre o Santo André.



Também de virada foi o placar construído pelo São Paulo no Mineirão, diante de um Cruzeiro cambaleante na competição. Os são-paulinos seguem em terceiro lugar, ficando atrás somente do Internacional (que conseguiu vencer o surpreendente Avaí por 2 a 0, mesmo com dois jogadores a menos no Ressacada) e do líder Palmeiras, que em novo jogo de camisa azul venceu o Barueri no Parque Antarctica por 2 a 1. A partida marcou a reestreia de Vágner Love, autor de um dos gols da equipe, marcado de pênalti. O outro duelo paulista teve vitória corintiana, por 2 a 1 sobre o Santos no Pacaembu na quarta-feira.



Fazendo companhia ao Santo André seguem dois cariocas e um pernambucano. No confronto de desesperados, o Sport levou a melhor sobre o Botafogo. O alvinegro carioca novamente entrou em campo desconcentrado e levou dois gols em sete minutos. Nem mesmo o gol de Juninho, de falta no início do segundo tempo, serviu para melhorar a atuação do time na Ilha do Retiro. Mesmo com a vitória, o Leão prossegue em penúltimo lugar.



O rubro-negro de Recife só não é pior do que o Fluminense, que na estreia de Cuca, mostrou o futebol com mesmos erros que teve com os técnicos anteriores. Em pleno Maracanã, o time não saiu de um modorrento 1 a 1, que fez com que o Náutico saísse da zona de rebaixamento até a próxima rodada.

Se os extremos aumentaram, a zona de "classificação para a Sul-Americana" (prêmio de consolo para times que apresentam futebol de médio porte) não saiu de um empate. O Grêmio escapou da derrota graças ao gol de Jonas a quatro minutos do fim - depois de Neto Beirola ter aberto o placar no primeiro tempo do Olímpico. E na Arena da Baixada, o futebol passou longe no empate sem gols entre Atlético Paranaense e Flamengo. Comentários sobre este jogo na coluna deste que vos escreve na página eletrônica Almanaque Virtual:

http://almanaquevirtual.uol.com.br/ler.php?id=21019&BRASILEIRAO+%E2%80%93+ATLETICO-PR+X+FLAMENGO:+POBRE+ARENA

Aos poucos, o Campeonato Brasileiro vai mostrando ares de previsibilidade para as próximas rodadas. Resta aos times que estão nas últimas colocações tentarem as superações diante dos extremos da competição.

*****

O tempo e o placar... traz o que houve de melhor e de pior na vigésima-terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

O lindo gol de ARIEL fez o Coritiba escapar de uma derrota e ficar a dois pontos da zona de rebaixamento. Pelo jeito, ele é o único argentino que saiu de campo satisfeito neste fim de semana.

A FURADA

Sim, é bem verdade que os dois estão mais furados do que queijo suíço pelos comentários de O tempo e o placar... Mas FLUMINENSE e BOTAFOGO não aprendem, e continuam a perder para eles mesmos rodada por rodada. Os dois cariocas seguem firmes rumo à Segunda Divisão de 2010.

*****

MENÇÃO HONROSA

EVANDRO ROMAN, pelo conjunto da obra na partida do Atlético Goianiense com o Vasco no estádio Serra Dourada. Sua atuação desastrosa prejudicou os vascaínos, com não-marcação de pênalti, permitir sucessivas botinadas do rubro-negro de Goiânia e aceitar passivamente o antijogo do goleiro Márcio. Por mais que o jogo tenha sido pela Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, ele não poderia ficar de fora da análise da rodada.

Um comentário:

Saulo disse...

São Paulo, Inter e Palmeiras mostram que são os grandes favoritos para o título.