sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Em busca da devoção nacional



Às vésperas do confronto entre Argentina e Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, o jogo de Rosário chama atenção por um motivo que vai além das quatro linhas. A torcida brasileira mais uma vez parece inferior em relação à expectativa para o jogo.

A justificativa de os atletas estarem jogando fora do país não vale como critério de diferença - ambos os lados sofrem com a saída de atletas. O perigo pode ser ainda maior do que a catimba dos argentinos: o deslumbre nacional.

Com a Seleção Brasileira indo bem nas últimas partidas oficiais (ganhou o título da Copa das Confederações), a vitória parece ser mais próxima dos brasileiros, mesmo com o jogo sendo em território argentino. O Brasil é o atual líder do campeonato, e está a um passo de sua classificação da Copa do Mundo de 2010. A Argentina está em quinto lugar, e corre risco de não disputar o torneio mais importante do futebol. Uma vitória sobre os brasileiros daria uma força ao time e a Maradona no cargo.

O Brasil não está com sua classificação a perigo, e pode tentar se contentar com um empate. Jogando contra uma torcida maciçamente adversária, que apoia o time o tempo todo, os torcedores brasileiros podem tender a hostilizar seus próprios jogadores (ao contrário dos técnicos, a torcida nacional quer sempre o gol em verde e amarelo).

Em Argentina e Brasil, tudo pode acontecer. Mas a devoção nacional poderia começar a fazer diferença diante dos argentinos, não só no jogo de amanhã, como também nos próximos jogos deste clássico sul-americano.

Um comentário:

Saulo disse...

Só sei uma coisa. Esse jogo vai pegar fogo!

saulobotafogo.blogspot.com