quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Análise de quarta - Os dois rumos da vitória



Jogo de hoje: Botafogo 3 x 2 Atlético Paranaense (Engenhão, pela Copa Sul-Americana)

Foram 45 dias de agonia, e finalmente o Botafogo saiu de campo com a boa notícia de uma vitória. A notícia desagradável é que o jogo vale pela Copa Sul-Americana, e foi sobre um Atlético Paranaense que, além de ser bem limitado, poupou quatro titulares. O triunfo por 3 a 2 foi fundamental para o time de Estevam Soares (pela primeira vez saindo como vencedor de uma partida como treinador alvinegro), e agora tem o desafio de lidar com o fato de ter passado de fase no torneio internacional.

O primeiro tempo do Engenhão parecia trazer um roteiro típico do Botafogo no Campeonato Brasileiro. Lampejos de futebol de ambos os lados, até que a limitação técnica botafoguense fez a diferença aos 32 minutos. Wesley passou com tranquilidade por Alessandro e deu um belo chute para abrir o placar. A vantagem rubro-negra parecia consolidada na primeira etapa quando, numa das muitas tentativas atabalhoadas do ataque do Botafogo, Reinaldo sofreu pênalti de Bruno Costa. Lúcio Flávio converteu a cobrança, no minuto final.

O empate fez o Botafogo voltar melhor no segundo tempo, ainda mais que o empate com gols classificava o Atlético Paranaense. Depois de algumas jogadas "atrapalhadas" pelas limitações de André Lima e pela visível falta de condições de jogo de Reinaldo, o gol da virada alvinegra aconteceu. Em um bate e rebate na área, a bola sobrou para Gabriel. O chute do lateral saiu mascado, e a bola entrou mansamente no gol de Gallatto, aos 14 minutos.

Mais uma vez, o time botafoguense se encolheu, ansiando pela possibilidade de finalmente sair de campo com uma vitória. A defesa parecia eficiente (em especial pelas limitações do ataque atleticano). Mas a nove minutos do fim, veio uma das "coisas que só acontecem ao Botafogo". Um chute fraco de Nei na direita entrou no gol em falha clamorosa do goleiro uruguaio Castillo, empatando novamente a partida.

Mas, dois minutos depois, Wellington encerrou este calvário alvinegro, desviando de cabeça para o gol uma falta cobrada por Lúcio Flávio. A vitória por 3 a 2 não só classifica o Botafogo para jogar contra o uruguaio Emelec na próxima fase, como também promete tirar um peso dos ombros dos 11 atletas que vestem a camisa da Estrela Solitária.

A equipe alvinegra chega, então, ao dilema desta vitória. Sim, a autoestima parece ter voltado aos ares de General Severiano, e o time de Estevam Soares pode ter uma expectativa bem maior para o decorrer das rodadas do Campeonato Brasileiro. No entanto, o fato de conseguir vencer novamente não pode deixar os jogadores deslumbrados, na crença de que nas próximas partidas as vitórias acontecerão facilmente. Passada a agonia, a hora é de manter os pés no chão e controlar a euforia para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: