sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Com sobras



O discurso do futebol brasileiro quando decidiu colocar as duas primeiras divisões do campeonato foi de tornar as duas competições mais atraentes - afinal, se o Campeonato Brasileiro da Série A tinha muitos desmandos, a Segunda Divisão estava em situação calamitosa. A medida deixou a Série B interessantíssima (e deixou de ser uma tragédia a queda de grandes clubes, como Palmeiras, Atlético Mineiro, Grêmio, Corínthians e recentemente o Vasco), só que ainda não foi incorporada por inteiro: em alguns aspectos, o torneio vira uma "sobra" dos desmandos da Série A.

O zagueiro Domingos recentemente foi afastado do Santos, após uma botinada afastar dos campos seu companheiro de Santos, o goleiro Rafael. Onde é que ele foi parar? No Fortaleza. Ele será mais um dos jogadores a tentar tirar o tricolor do Ceará do buraco nesta desastrosa campanha da equipe. Afinal, pontapé pode na Segundona.

Muitos árbitros com atuações desastrosas, afetando até resultados das rodadas do Campeonato Brasileiro recebem uma punição. Geladeira? Não! Eles são escalados para apitar jogos da Segunda Divisão. E em boa parte das partidas, os juízes se destacam negativamente, errando lances capitais e, em especial, deixando a pancadaria acontecer.

Sim, a Série B evoluiu muito de lá para cá e, com o advento de times de tradição participando delas, ganhou ainda mais visibilidade. Mas ainda falta muito para que a Segunda Divisão deixe de ter meras sobras do que a Série A apresenta.

*****

Amanhã, das 20h às 21h30, este que vos escreve lança seu primeiro livro. O lançamento de Diário de um salafrário acontecerá durante a Bienal do Livro, no Riocentro. O estande da Litteris Editora fica no Pavilhão Verde, Rua Q, Estande 17.

Um comentário:

Saulo disse...

A Série B já era competitiva e vem se tornando mais competitiva ainda com a chegada de times grandes. E 2010 não vai ser diferente.

Eu mesmo sei muito bem o que é disputar uma Série B.

Tomara que o meu fogão saia dessa o mais rápido possível.

Ha, desejo muito sucesso no seu novo livro.