domingo, 11 de outubro de 2009

Que seja protesto



O Brasil entra em campo às 17h (horário de Brasília) em La Paz para jogar, diante da Bolívia, seu penúltimo confronto pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Apesar de ser um jogo oficial, a Seleção Brasileira não estará com sua força máxima - Gilberto Silva, Kaká e Luís Fabiano só estarão em campo na última partida do torneio (quarta, contra a Venezuela, em Campo Grande) - em uma atitude discutível do técnico Dunga.

Louvado pela imprensa brasileira por seus bons resultados, que são creditados pela tendência a manter a base de jogadores convocados, o técnico decidiu abrir mão de alguns de seus jogadores mais importantes para a partida diante dos bolivianos. Caso a opção de poupar os atletas para dar chance de "testar" alguns convocados, como o volante Josué e o meia Diego Souza, Dunga está indo contra seus próprios princípios em um momento no qual precisa ter seu time completo.

Trata-se de um jogo eliminatório, e em jogos oficiais a torcida brasileira costuma ser bem mais exigente. Uma eventual derrota também pode trazer a desculpa de que "não foi tão ruim, pois o Brasil estava com reservas" para amenizar falhas que possam acontecer. Para evitar este problema, convocáveis como o atacante Adriano (que depois de um período difícil parece estar voltando aos seus bons tempos com a camisa do Flamengo) têm de mostrar muito serviço.

Outra especulação sobre as mudanças da Seleção Brasileira foi que a não-escalação dos titulares seria uma forma de protesto. Afinal, o Brasil vai jogar na altitude de La Paz, e as mudanças climáticas podem afetar sensivelmente o rendimento dos jogadores. Para que expor os atletas a sequelas respiratórias e correr o risco de a seleção principal do Brasil sair de campo com uma goleada (caso da Argentina, que perdeu por 6 a 1 para a Bolívia no último confronto)?

Que a opção de Dunga tenha sido pelo protesto - tanto pela tentativa de conscientizar os dirigentes esportivos a evitar jogos na altitude quanto para mostrar que, independente de o Brasil estar classificado para a Copa do Mundo de 2010, as Eliminatórias são coisa séria. Os "testes" têm de ficar restritos a amistosos.

*****

O tempo e o placar... volta com atualizações diárias, depois do período no qual este que vos escreve ficou envolvido com o lançamento do livro Diário de um salafrário.

Um comentário:

Saulo disse...

Tem muita gente que defende a altitude, mas eu sou totalmente contra e só vai mudar quando morrer alguém.