terça-feira, 13 de outubro de 2009

Embolada nacional



O Campeonato Brasileiro traz um ritmo bem interessante nesta sua reta final. A sequência de jogos na rodada espremida pela partida entre Bolívia e Brasil tornou a competição ainda mais embolada.



O quarteto da zona de classificação para a Taça Libertadores da América não saiu de campo vitorioso. No sábado, o vice-líder São Paulo caiu diante do Flamengo (que segue numa ótima arrancada e pode terminar o torneio comprovando o epíteto de "time de chegada") numa derrota por 2 a 1, de virada, no Maracanã e o terceiro colocado, Internacional, tropeçou no Atlético Paranaense com o empate em 1 a 1 no Beira-Rio.



Nos jogos de segunda-feira, o Atlético Mineiro perdeu a queda de braço com seu arquirrival Cruzeiro, e saiu do Mineirão com uma derrota por 1 a 0. Para completar a sequência de fiascos da parte de cima, o Palmeiras foi aos Aflitos e deixou sua torcida em aflição ao levar uma surra do Náutico, pelo placar de 3 a 0. Outro time da parte de baixo da tabela surpreendeu uma das equipes que estão brigando pelas primeiras posições: o penúltimo Sport foi até o Serra Dourada e evitou que o Goiás voltasse ao G-4, graças ao empate em 1 a 1.

Resultado positivo para o meio da tabela, que traz hoje uma situação interessantíssima. Entre o sétimo colocado (Cruzeiro, mais um a surpreender depois de passar por maus bocados no torneio) e o décimo-terceiro (Santos) a diferença é de somente dois pontos.

A vitória do Corínthians sobre o Grêmio, por 2 a 1, elevou a equipe ao oitavo lugar, passando os gaúchos para a nona posição. O também 2 a 1 do Barueri sobre o Coritiba no Couto Pereira deixou a equipe no décimo-segundo lugar. Um tropeço de um e um triunfo de outro pode virar a classificação de cabeça para baixo.



De cabeça para baixo prosseguem três estados brasileiros. Mesmo tendo dois times na briga pelo título (Palmeiras e São Paulo), os paulistas veem hoje o Santo André na zona de rebaixamento, depois da derrota por 2 a 1 para o Fluminense no Bruno José Daniel, com direito a retorno do badalado Fred fazendo gol. Nem mesmo esta boa vitória contra um adversário direto na competição tirou do tricolor das Laranjeiras a última posição do campeonato, pois os adversários de Pernambuco (Náutico e Sport) também conquistaram alguns pontinhos. Menos pior ficou a situação do outro carioca - o Botafogo - que, apesar de mais uma vez sair com um empate no Engenhão, um 2 a 2 diante do Avaí, está a uma vitória dos prováveis rebaixados no ano de 2009.

O Campeonato Brasileiro continua imprevisível. E a torcida brasileira aguarda, ansiosa, para saber quem conseguirá as melhores fatias neste bolo da competição.

*****

O tempo e o placar... traz o que houve de melhor e de pior na vigésima-nona rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

O FLAMENGO conseguiu mais uma vitória muito convincente - 2 a 1 sobre o poderoso São Paulo - e de novo pode surpreender na reta final. A arrancada se deve ao acerto no meio-de-campo, depois da contratação de Maldonado, que resolveu o terror que era o rodízio entre os volantes da equipe, e também da boa fase de Petkovic.

A FURADA

Sim, a torcida do alvinegro carioca tem fama de não comparecer em peso no estádio. Mas a DIRETORIA DO BOTAFOGO subestimar seus próprios torcedores não foi nem um pouco feliz, ainda mais num estádio com boa capacidade como o Engenhão, e em pleno feriado de Nossa Senhora Aparecida. Assim fica mais difícil a credibilidade dos diretores e também da organização para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Nenhum comentário: