quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ANÁLISE DE QUARTA - Capricho do futebol?



Jogo de hoje: Barueri 2 x 0 Flamengo (Arena Barueri, Campeonato Brasileiro)

Nem o apelo a São Judas Tadeu foi suficiente para fazer com que as preces da torcida rubro-negra se transformassem numa graça neste 28 de outubro. Depois de uma sequência de 10 jogos sem perder, o Flamengo saiu de campo da Arena Barueri com uma derrota por 2 a 0 para o Barueri e adiou o sonho de ficar entre os quatro times credenciados para uma vaga na Taça Libertadores da América.

Os primeiros minutos do confronto no interior paulista já demonstraram que o Flamengo não é tão imbatível. Sem Petkovic para armar as jogadas, Andrade escalou seu meio-de-campo com três volantes (Aírton, Willians e Maldonado) e teve de recorrer a Fierro para tentar a criação das jogadas. Um esquema que parece bom para um time que vai jogar como visitante, mas que era desnecessário diante de um adversário que, além de ser inferior tecnicamente, estava em minoria na torcida dentro de seus próprios domínios.

O que os torcedores viram foram muitos minutos de pressão do Barueri, enquanto os rubro-negros assistiam às suas boas chances se diluírem em chutes fracos que mal assustavam o goleiro Renê. A torcida flamenguista achava que ia ver o panorama do jogo mudar aos 14 minutos, quando Aírton aproveitou rebote de cabeçada na trave de Ronaldo Angelim e tocou a bola para o fundo da rede, mas o árbitro Héber Roberto Lopes assinalou impedimento.

O primeiro tempo caminhava para um morno empate sem gols entre o time da casa, que só tocava a bola para os lados, e um visitante que permanecia bastante recuado. Até que, aos 48 minutos, Thiago Humberto recebeu bola na direita e, depois de dar um chapéu em Álvaro, entregou a bola de cabeça para Val Baiano marcar. Thiago estava em posição irregular no início da jogada.

Na tentativa de melhorar a criação das jogadas, Andrade substituiu o meia Fierro (mais uma vez, uma nulidade em campo) e colocou o atacante Dênis Marques. A ideia era deixar mais um homem dentro da área do Barueri. Mas, assim como o meia chileno, o reserva novamente demonstrou que não faz diferença em campo. O panorama da partida era praticamente o mesmo no primeiro tempo - mas, pelo menos, o Flamengo demonstrava mais ímpeto em buscar as jogadas.

Na metade da segunda etapa, Andrade tentou mais uma cartada: o volante Maldonado deu lugar ao atacante Erick Flores. Entretanto, poucos minutos depois o Barueri chegou ao seu segundo gol, após um descuido da zaga rubro-negra que permitiu que Thiago Humberto tocasse para Ewerthon marcar, à esquerda de Bruno.

Curiosamente, a partir do segundo gol, as chances apareceram do lado do time paulista, e fizeram com que o goleiro rubro-negro novamente evitasse um placar com diferença ainda maior. Nos minutos finais, o Flamengo teve de ouvir gritos de "olé" e vaias (principalmente ao lateral Juan, que reclamou com Andrade ao ser substituído por Toró).

Com a derrota, o Flamengo não só deixou escapar a chance de subir para o G-4 como também caiu para o sexto lugar (foi ultrapassado pelo Cruzeiro, que venceu o Santo André por 3 a 2 no Mineirão). Provavelmente, São Judas Tadeu não consiga ser maior do que a ausência de um jogador de categoria como Petkovic para armar jogadas do time rubro-negro. Ou será um capricho dos deuses do futebol, depois de tanto "oba-oba" que cercou a equipe flamenguista nas últimas rodadas? Só a reta final do Campeonato Brasileiro dirá.

Um comentário:

Leonardo Valejo disse...

Fala Vinícius. Beleza?

Vi o jogo e acho q o Andrade se equivocou em todas as suas substituições.O jogo no 1º tempo, não se ausentava tanto o Pet. A partir da substitução com a saída de Fierri( o único armador no time) e entrada de Denis Marques, parecia que o Andrade estava se preocupando com alguem pra jogar com o Adriano e não para a bola chegar em boas condições a ele.Acho que neste ponto o Flamengo perdeu o jogo.

Abraços

sempre que puder
www.esportecomleonardovalejo.blogspot.com