sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ironia equatoriana



Enquanto faziam as contas para a rodada final do Grupo 2 da Taça Libertadores da América, flamenguistas se apegaram a um "lado positivo" da derrota por 3 a 2 para o Emelec: o limitado time equatoriano faria frente ao Olimpia e talvez forçasse o empate, necessário para a classificação do Flamengo, ao lado da vitória sobre o Lanús. Por ironia, foram Los Electricos que fizeram história no fim de noite ao buscar a vitória no último minuto em pleno Defensores del Chaco, batendo o time paraguaio também por 3 a 2.

Ao conseguir, seguidamente, uma vitória inédita sobre um time brasileiro na Libertadores e passar pelo Olimpia fora de casa, o Emelec teve a arrancada que o rubro-negro, em marcha lenta, não encontrou na competição. Em suas oito partidas (duas na Pré-Libertadores e seis na fase de grupos), o Flamengo foi motivo de desconfianças para sua torcida - das bolas aéreas que a zaga assistia passarem por sua área até os altos e baixos de Ronaldinho Gaúcho, apresentados desde os tempos de Vanderlei Luxemburgo.

Com a chegada de Joel Santana, vieram os excessos de volantes e a acomodação em jogos que claramente o time da Gávea era superior - casos do empate em 1 a 1 com o Lanús, na Argentina e o fatídico 3 a 3 com o Olimpia após abrir 3 a 0 no Engenhão. Williams, jogador ríspido nas divididas foi promovido a intocável, e Negueba, atacante de velocidade mas questionado por torcedores, se tornou o talismã do "Papai Joel".

Detalhes que a torcida deixava passar, ao ver o gol de cabeça de Welinton em belo escanteio cobrado por Botinelli, ao se emocionar com o toque de Ronaldinho Gaúcho para Deivid marcar o segundo, e ao se fascinar com a pintura de jogada de R10 para o golaço de Luiz Antônio, definindo a vitória sobre o Lanús por 3 a 0. Mas que Quiñonez relembrou, para mostrar que ao Flamengo não vale outro resultado que não seja sempre a vitória e a certeza de depender somente de suas forças em todas as competições.

Um comentário:

Derbson Frota disse...

A realidade é que o Flamengo foi medíocre em quase toda a competição. Antes da última rodada havia feito somente 5 pontos em 5 jogos. Aí fica difícil conseguir milagre!
Agora é levantar a cabeça e procurar voltar à Libertadores em 2013, com mais experiência e, se possível, um planejamento decente.

Essa desclassificação não foi tão traumática quanto a de 2008, mas chegou perto... :-/

Derbson Frota
Tianguá CE