domingo, 8 de novembro de 2009

Cheiro de pipoca



Num dos confrontos que surgem como "finais" para as equipes que buscam as primeiras colocações no Campeonato Brasileiro, o time que está embalado saiu do campo do Mineirão com três pontos. O Flamengo aproveitou a instabilidade da equipe do Atlético Mineiro e venceu a partida por 3 a 1, com gols de Petkovic, Maldonado e Adriano (Ricardinho descontou para os atleticanos).

Apoiado por mais de 60 mil torcedores, o Atlético prometia fazer uma partida avassaladora, apostando na dupla de ataque formada por Éder Luís e pelo artilheiro Diego Tardelli, e na boa fase do experiente meia Ricardinho. Entretanto, a experiência apareceu decisivamente do lado adversário. Aos nove minutos, Petkovic cobrou um escanteio com perfeição, e abriu o placar no Mineirão com um belíssimo gol olímpico.

O gol sofrido de maneira prematura fez com que a equipe mineira revelasse seu maior defeito no Campeonato Brasileiro: a falta de uma boa sequência de bons jogos, que muitos atribuem ao técnico Celso Roth. Alguns torcedores fazem a piada infame de que os times comandados por ele são como garrafas de refrigerante de dois litros, que perdem o gás logo na metade do campeonato. Os atleticanos mantinham um pouco do gás e seguiam apostando no seu trio de frente. Mas, com Ricardinho sobrecarregado na armação de jogadas, o ataque do Atlético era facilmente neutralizado.

O primeiro tempo chegava ao final de maneira previsível - Atlético Mineiro pressionando e Flamengo recuado - até que outro jogador estrangeiro decidiu roubar a cena. O "homem invisível" Maldonado (conhecido por fazer partidas muito seguras como volante, mas sem grandes jogadas aos olhos da torcida) chamou a atenção para si em grande jogada individual que encerrou com um chute no fundo da rede de Carini, aos 39.

Os dois gols de vantagem prometiam um pouco mais de tranquilidade para os flamenguistas. Mas aos cinco minutos, uma jogada de Thiago Feltri na direita terminou em gol de Ricardinho. A pressão atleticana ficou ainda mais forte, em especial com a entrada do jogador Evandro no lugar de Renan. Ao Flamengo, restava a tentativa de se retrair em torno do gol de Bruno, com raríssimos lampejos de contra-ataque.

Um destes lampejos castigou o Atlético Mineiro. De tantas tentativas frustradas na frente, a zaga permitiu que Fierro fizesse uma (rara em seu currículo rubro-negro) boa jogada, na qual Adriano desviou de cabeça. Uma vitória justa pelo que o Flamengo vem apresentando neste segundo turno e, em especial, pela falta de uma estabilidade emocional dos atleticanos.

A quatro rodadas do final do Campeonato Brasileiro de 2009, o embalo promete fazer a diferença entre os clubes que querem brigar pelo título. E o rubro-negro aproveitou o "cheiro de pipoca" na tarde do Mineirão, diante de um Atlético Mineiro que vem se revelando "pipoqueiro" (termo designado para jogadores ou equipes que na hora decisiva não funcionam). A panela de pressão continua cada vez mais forte no futebol nacional.

Nenhum comentário: