quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Pontapé inicial!


Após me aventurar à frente de dois blogues - Diário de um salafrário (no qual apresento contos, crônicas e textos para teatro de minha autoria) e Emoções de Roberto Carlos (dedicado à carreira do artista que neste ano completa 50 anos de serviços prestados à Música Popular Brasileira) - hoje inicio mais um espaço virtual para dedicar minhas linhas. Desta vez, para falar um pouco do assunto que começa nas quatro linhas e vai até as discussões nas arquibancadas, nas mesas de bares e na imprensa brasileira.

Nelson Rodrigues certa vez definiu o Brasil como "a pátria em chuteiras". O "anjo pornográfico" estava certo. Somos milhões de comentaristas que se reúnem em torno do gramado, para depositarmos em cada partida as nossas esperanças, fazendo daqueles 90 minutos nossos motivos de alegria e de frustração, que são renovados pelo menos até a próxima partida.

Incentivado pelo amigo e irmão Daniel R. Ribas, este que vos escreve a partir do post de hoje não deixa seus comentários sobre futebol restritos às conversas de arquibancada. Este espaço trará alguns pontos de vista sobre as situações que ocorrem nas quatro linhas dos gramados do Brasil, abordando assuntos de dentro e de fora de campo do esporte bretão brasileiro.

A princípio, o blogue será totalmente dedicado ao FUTEBOL BRASILEIRO. Trata-se de uma questão pessoal, pois este que vos escreve não tem tanta paciência de acompanhar os insossos torneios europeus (e muito menos paciência de decorar os nomes estrangeiros) e, ao contrário do técnico Dunga, prefiro acompanhar as oscilações de jogadores e times que jogam do Oiapoque ao Chuí. Naturalmente, isto não impede que vez ou outra falemos sobre o futebol jogado nos outros cantos do mundo - e também aos jogos da Seleção Brasileira.

A escolha de O tempo e o placar... para título deste espaço virtual é uma reverência ao veículo de comunicação que ajudou o futebol a ficar mais emocionante. Graças aos locutores de rádio como Waldir Amaral, Jorge Cury e os "recentes" José Carlos Araújo e Luiz Penido, os que veem o jogo no estádio ouvindo suas narrações (ou aqueles que acompanham as partidas através de suas palavras) se acostumaram a ter o coração no bico da chuteira a cada lance desperdiçado - por mais que ele fosse bisonho aos olhos dos que acompanham pela televisão.

O tempo e o placar... foi uma expressão criada por Jorge Cury, saudoso locutor das rádios Globo e Tupi, que a cada cinco minutos de partida anunciava para os ouvintes: "E atenção para o tempo e o placar...". É nossa forma de mostrar que estamos atentos a todos os assuntos que giram em torno do futebol brasileiro.

Eis aí o O tempo e o placar..., no qual discutiremos sobre futebol do goleiro ao ponta-esquerda. Fiquem à vontade para comentar, para escalar os jogadores, para reclamar do árbitro, para demitir o técnico. Estaremos todos na torcida por trazermos mais um bom lugar de discussão sobre o futebol brasileiro.

Como diz a canção de início de transmissões das partidas de futebol da Rádio Globo:

Entram em campo os artistas do espetáculo, o show vai começar...

8 comentários:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Boa Noite!!

Música não é meu forte (fico na platéia), mas esportes eu me atrev mais... Futebol, voley, futevoley, com ou sem hifem, eu aprecio!!!

Interessante um vascaíno por a foto do Zico em cima da foto do Dinamite hehehehe

Vc sabia que o vasco esta treinando num quartel das forças armadas na av. Brasil?? Vc conhece os times da minha terra: Belém do Pará??

grande abraço!!

Marcos Fontelles de Lima

PS: Estou a espera do seu e-mail sobre o EXALTA REI.

Vinícius Faustini disse...

Bom, eu ia evitar ao máximo não colocar comentários meus aqui, mas este do Marcos merece... Ele é um grande exemplo a ser seguido!

Não somente por sua história de vida e por ser um amigo recém-conhecido, mas também por ser O PRIMEIRO COMENTÁRIO DO "O TEMPO E O PLACAR...". Todos os que acessam aqui deveriam seguir seu exemplo, e colocar comentários que certamente vão enaltecer este espaço.

Um espaço que pretendia ser imparcial, até o Marcos "entregar" que eu torço pro Vasco. A intenção de botar o Zico acima da foto do Roberto foi um pouco pra maquiar o time que torço. Mas tem uma forte ressalva: o Zico está usando a camisa da Seleção Brasileira.

Grande abraço ao Marcos e a todos os demais que passarem por aqui...

Vinícius Faustini

www.otempoeoplacar.blogspot.com

www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

www.emocoesrc.blogspot.com

Anônimo disse...

Estou aqui para fiscalizar esse blog...se o autor escrever alguma bobagem estarei aqui para corrigi-lo...heheh(brincadeira)...Mas mto me agrada que vc tenha essa vertente futebolistica...acho q na verdade todos os brasileiros tem...alguns mais outros menos.Mas no Brasil, definitivamente não há como ficar alheio a este esporte para o mundo que virou algo mais para os brasileiros...Algo como um ritual, uma religião...
Grande abraço.
Ricardo Alencar

James Lima disse...

Opa, bicho !

To aqui te prestigiando e te desejando toda a sorte do mundo para esse novo blog. Desejo apenas sorte, porque habilidade com as palavras e com os comentários você já tem, e de sobra !

Obrigado pela visita no RCB.

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Carmen Augusta disse...

Oi Vinicius!

Gostei muito do seu novo blog,
embora você saiba que de futebol não entendo muito.

Como é sobre futebol, meu marido também leu e gostou.
Desejamos sucesso para você nessa nova empreitada.

Um beijo,
Carmen Augusta

Marcos Fontelles de Lima disse...

Boa tarde a todos!!

Vinicius, obrigado, mas... não sei se sou um exemplo a ser seguido... sou um cara, como qq um, cheio de defeitos e qualidades... Mas obrigado pela admiração, e saiba que é reciproco!!

pedi desculpas por e-mail por ter te entregado, e tbm faço aqui publicamente... mas tbm como disse no e-mail, assumir o teu time de coração, faz vc ter uma linha jornalistica diferente e única...

"Há braços"

Marcos!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Vinicius, meu poetinha!!!!!!!!!


Mas ateh em futebol voce se mete, hein???? E como se mete ne vascaino doente!!!!!!!!!!!!!

Isto aqui estah uma maravilha, mas te confesso que soh ligo para futebol soh quando tem copa! Ate acordo aqui de madrugada para assistir aos jgos, seja a hora que for que estiver passando aqui!

Teve um conto seu sobre futebol, que como sempre digo, voce escreve tao bem que eu ateh me senti no campo de futebol, torcendo pelo time, tamanha a realidade que voce nos faz sentir ao ler seus textos!!!!!!

Parabens e continue assim mesmo!!!!

Aih eu vou para a galera!!!!!!!!!!!

Beijos e saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

parabens primo... muito bom o seu blog. Muito sucesso porque vc merece.
Abraço rapaz