quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Botafogo vence e fará final alvinegra contra o Resende no Maracanã




Um gol de Fahel (na foto, comemorando seu gol) aos 42 minutos da primeira etapa decretou mais alguns dias de carnaval para a torcida do Botafogo. Graças à cabeçada do volante alvinegro depois de escanteio cobrado por Maicosuel, a equipe saiu de campo com a vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense no Maracanã, e volta a campo no domingo para disputar com o Resende o título da Taça Guanabara.

Após uma partida muito disputada, o Botafogo, que começou o campeonato desacreditado por trazer uma equipe completamente diferente da que defendeu o alvinegro no ano anterior, saiu de campo vitorioso, e acreditando que pode chegar à sua quarta final consecutiva no Estadual - foi campeão em 2006 e vice nos últimos dois anos. Para os 39.622 presentes no Maracanã em plena quarta-feira de Cinzas, as emoções surgiram desde o primeiro minuto de partida.

Foi neste instante que o Fluminense desperdiçou grande chance de abrir o placar, em chute de Thiago Neves que Emerson cortou para escanteio. Aos três, a resposta botafoguense: Léo Silva lançou Maicosuel, que caiu na área pedindo pênalti.

Aos poucos, o Fluminense passou a ter maior posse bola, aproveitando os constantes erros do time alvinegro. No entanto, as melhores chances vieram do lado do Botafogo, em chutes de Maicosuel, aos sete, e de Reinaldo, aos nove, que obrigaram o goleiro Fernando Henrique a fazer duas grandes defesas.

O Botafogo passou a equilibrar as ações, e a partida ficou muito centralizada no meio-de-campo. O jogo novamente teria um momento de perigo somente aos 27 minutos. Enquanto a equipe de General Severiano pedia falta de Edcarlos em Fahel, Conca lançou Everton Santos na intermediária, o que obrigou o goleiro Renan a sair da área e, de cabeça, mandar a bola para escanteio. Do meia argentino também surgiram outras duas chances de marcar para o tricolor - a primeira, em chute de fora da área que passou rente à trave, e a segunda ao aproveitar lançamento de Everton Santos, em cabeçada que foi por cima do gol de Renan.

Aos 41 minutos, o lateral Mariano falhou e Reinaldo entrou livre na área do Fluminense. Novamente a bola parou nas mãos de Fernando Henrique. No minuto seguinte, a insistência botafoguense foi premiada. Depois de cobrança de escanteio de Maicosuel, o volante Fahel subiu sozinho e desviou, de cabeça, para o fundo das redes: 1 a 0 Botafogo.

Na volta dos times para o segundo tempo, o Fluminense retornou mais ofensivo e teve duas chances claras perdidas por Leandro Amaral. Aos oito, o camisa 7 aproveitou cruzamento do lateral Leandro, mas ao cabecear a bola foi travada pela zaga. Dois minutos depois, o atacante tricolor entrou sozinho na grande área e chutou rasteiro. Renan defendeu e, no rebote, Leandro Amaral tentou encobrir o goleiro, mas chutou à esquerda do gol.

Tentando tornar a equipe mais ofensiva, o técnico René Simões sacou o volante Diguinho para a entrada do atacante Tartá. Diguinho saiu sob vaias da torcida botafoguense - no final do ano passado, ele saiu da equipe alvinegra e disse que "no Fluminense teria mais oportunidade de ganhar um título". Ney Franco fez sua primeira troca logo em seguida: saiu Léo Silva e entrou Batista.

O tricolor continuou sua pressão e aos 21, Everton Santos chutou por cima o que seria a igualdade no placar. Cinco minutos depois, novas substituições em ambos os lados. No Fluminense, Leandro Bomfim entrou no lugar de Conca. No Botafogo, Maicosuel, com cãimbras, deu lugar a Lucas Silva. Aos 27, por pouco o zagueiro Juninho entrega o empate ao Fluminense, quando quase cortou para dentro do gol chute de jogador tricolor.

Quatro minutos depois, Leandro Amaral entrou livre na grande área, mas seu passe foi cortado pela zaga alvinegra. Aos 32, também com cãimbras, Leandro Guerreiro saiu para a entrada de Túlio Souza no Botafogo.

Nos 10 minutos finais, o Fluminense continuou pressionando, buscando principalmente jogadas pelas laterais. Como a entrada de Tartá não havia surtido efeito até o momento, René Simões colocou em campo mais um atacante: no lugar de Leandro Amaral (que completou seu sexto jogo sem balançar as redes - e ainda não marcou com a camisa do Fluminense em 2009), a aposta do treinador foi em Roger.

Aos 39, em rebote de cobrança de falta pífia de Thiago Neves, o cruzamento de Leandro obrigou Renan a sair do gol para tirar a bola da área. O Botafogo se defendia cada vez mais, fazendo muitas faltas na intermediária (mal aproveitadas pelo tricolor) ou tentando ao máximo prender a bola.

Em um dos momentos no qual prendia a bola, o Botafogo errou e proporcionou contra-ataque tricolor. Everton Santos chutou, mas a bola desviou em Fahel e foi para a linha de fundo aos 43. Aos 45, Renan quase assustou a torcida botafoguense, ao soltar a bola de uma cobrança de falta - mas logo ele se recompôs e segurou-a. No minuto seguinte, Thiago Neves fez excelente jogada pela direita, mas ao lançar para Tartá, a bola saiu muito forte.

No desespero, o goleiro Fernando Henrique foi para a área botafoguense tentar o empate. Na sobra de um escanteio, ele teve chance de chutar, mas a bola resvalou na zaga e, por pouco, o Botafogo não conseguiu um contra-ataque que poderia gerar o segundo gol do time.

Mas toda a pressão tricolor de nada adiantou. Numa semifinal "perdida no detalhe", segundo Luiz Alberto, o zagueiro e capitão do Fluminense, a quarta-feira teve final cinza para o tricolor das Laranjeiras. A final, agora, será em preto e branco na Taça Guanabara de 2009.

*****

FLUMINENSE 0x1 BOTAFOGO

Gol: Fahel, aos 42 minutos do primeiro tempo.

FLUMINENSE - Fernando Henrique; Mariano, Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro; Fabinho, Diguinho (Tartá), Thiago Neves e Conca (Leandro Bomfim); Everton Santos e Leandro Amaral (Roger). Técnico: René Simões.

BOTAFOGO - Renan; Emerson, Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro (Túlio Souza), Fahel, Leo Silva (Batista), Maicosuel (Lucas Silva) e Thiaguinho; Reinaldo. Técnico: Ney Franco.

*****
Amigos, com o texto de hoje, este que vos escreve faz a primeira cobertura pós-jogo do blogue O tempo e o placar.... Gostaria da opinião sincera de vocês, para saber o que vocês acharam desta reportagem. Desde já, obrigado a todos.

3 comentários:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Achei o texto bom. Principalmente para quem conhece os dois times e seus jogadores... TALVEZ as pessoas que não conheçam muito bem os dois times, tenham algum tipo de dificuldade... Ou TALVEZ, seja pq eu li o texto muito rápido, devido o horário do almoço hahahahaha

"Há braços"

Marcos Lima!

Vinícius Faustini disse...

Marcos, "TALVEZ" a parte, na verdade estes textos são mais voltados mesmo para quem acompanha futebol. Eu tô seguindo mais ou menos a linguagem das reportagens que os jornais fazem de "pós-jogo".

Obrigado pelo prestígio de sempre!

Abraços,

Vinícius Faustini

www.otempoeoplacar.blogspot.com

www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

www.emocoesrc.blogspot.com

Marcos Fontelles de Lima disse...

Ahhhh então, vc conseguiu seu objetivo!!! está muito bom!!

Mas, mesmo assim, vou dar outro pitaco: Não tens como fzr diferente, e fugir do estilo tradicional e mostrar um texto mais "Salafrário"...

Acho que vc tem competência suficiente e sobrando para isso!!

"Há braços"

Marcos Fontelles de Lima!!