sábado, 2 de maio de 2009

O confronto dos exemplos



Corínthians e Santos entram em campo amanhã no Pacaembu para decidir qual alvinegro será o campeão paulista de 2009. Às vésperas do clássico decisivo, ambos os treinadores tentam usar exemplos de superação em campo para conseguirem motivar seus jogadores a não desistirem da disputa do título mesmo se estiverem em situações adversas.

No Parque São Jorge, o exemplo está no ataque, vestindo a camisa 9. Após sucessivas contusões e um escândalo em sua vida pessoal, Ronaldo mais uma vez vem conseguindo responder com gols às acusações de que seu futebol teria encontrado a derrocada final. Os dois gols no primeiro jogo, que ajudaram o Corínthians a sair vitorioso em plena Vila Belmiro, tornam ainda mais importante esta recuperação dupla - a dele e a do Timão, que depois de um ano disputando a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, agora se vê próximo da conquista do Campeonato Paulista.

Vindo de uma eliminação prematura da Copa do Brasil diante do CSA e de uma derrota por 3 a 1 para o Corínthians no primeiro jogo decisivo do Paulistão, o Santos buscou um exemplo da década anterior para transmitir a confiança no confronto final. A memória santista foi até o ano de 1995, quando o desacreditado time santista chegou à decisão do Campeonato Brasileiro (parado na final pelo Botafogo e por erros do árbitro Márcio Rezende de Freiras), apresentando um time muito bem arrumado, no qual se destacaram o meia Jamelli, o atacante Camanducaia, além do ótimo futebol de Giovanni.

Com exemplos consideráveis para cada lado, agora São Paulo saberá amanhã qual dos dois times aprendeu melhor a lição do futebol. E o prêmio para os alunos exemplares será o troféu de melhor equipe paulista deste ano.

Nenhum comentário: