sábado, 28 de fevereiro de 2009

Gre-Nal, a centenária tradição no futebol gaúcho



Conhecido por seu futebol competitivo, raçudo e muitas vezes violento, o futebol gaúcho sempre teve o seu destaque no cenário do futebol. No entanto, com uma ou outra exceção, o Rio Grande do Sul somente consegue ter destaque nacional com dois times de sua capital.

GRÊMIO e INTERNACIONAL são os únicos times do Sul a ter grande destaque no futebol brasileiro. Salvo o título de Copa do Brasil do Juventude em 1999, o território nacional praticamente associa este estado à bipolaridade em títulos da dupla Gre-Nal.

A tradição começou na década de 1970: o Inter se tornou o maior campeão brasileiro da década, vencendo os títulos de 1975, 1976 e 1979 (este, quando foi o único time do país a ganhar o certame nacional sem perder nenhum jogo), num time com jogadores como Falcão e Elias Figueroa. Na década seguinte, o Grêmio conseguiu seu primeiro título brasileiro, em 1981. No ano de 1983, a equipe venceu a Taça Libertadores da América e o (na época erroneamente chamado, pois o torneio trazia somente um confronto entre o melhor da América do Sul e o melhor time da Europa) Mundial Interclubes, com uma equipe na qual se destacavam o zagueiro Ponce de León e o atacante Renato Gaúcho.

O Grêmio foi o primeiro time a dar mais atenção à inicialmente desacreditada Copa do Brasil, da qual é uma das grandes campeãs (venceu os torneios de 1989, 1994, 1997 e 2001). Seu sucesso nesta competição de "mata-mata" (a imprensa esportiva usa esta denominação ao falar de torneios nos quais os vencedores são definidos fase a fase em dois jogos decisivos por vez) deu ao Grêmio a designação de "time copeiro". Esta expressão ganhou ainda mais força em 1995, quando o time ganhou pela segunda vez a Taça Libertadores da América - a equipe foi vice-campeã "mundial" naquele. Além do sucesso na Copa do Brasil, os tricolores gaúchos também venceram o Campeonato Brasileiro de 1996. Enquanto isto, o Inter se destacaria somente na Copa do Brasil de 1992, da qual foi campeão com um gol gerado de um pênalti discutível contra o Fluminense.

A primeira década do milênio seria a redenção do Internacional depois de duas décadas, e desta vez o "troco" veio no cenário internacional. Em 2006, o time venceu a Taça Libertadores da América e ganhou seu primeiro Mundial de Clubes com uma vitória por 1 a 0 sobre o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. No ano seguinte, os colorados foram campeões da Recopa Sul-Americana (torneio disputado em dois jogos entre o campeão da Libertadores e o campeão da Copa Sul-Americana - no caso, o mexicano Pachuca). Com o título da Copa Sul-Americana conquistado no ano passado contra o argentina Estudiantes, o colorado gaúcho conseguiu uma grande proeza: até o momento, é a única equipe brasileira que foi campeã de todos os títulos oficiais que um clube da América do Sul pode ter.

A saborosa rivalidade do Gre-Nal completará este ano um século. Em 18 de julho de 1909, no Estádio da Baixada (na época propriedade gremista), o tricolor gaúcho goleou o Inter por 10 a 0. Desde então, vieram 374 partidas, com vantagem colorada no confronto: são 139 vitórias do Internacional contra 118 do Grêmio e 117 empates. As partidas foram válidas não só pelo Campeonato Gaúcho - competições nacionais como o Brasileiro e a Copa do Brasil, a interestadual Sul-Minas e até a Copa Sul-Americana foram disputadas com as maiores equipes gaúchas em campo.

A tradição do Gre-Nal é tanta que invariavelmente um dos dois está na final do Gauchão. No ano em que se completa 100 anos do confronto, o primeiro turno do Estadual gaúcho não foge à regra da tradicional disputa entre Grêmio e Internacional. Os colorados levam ligeira vantagem de títulos em relação aos gremistas no Estadual - são 38 contra 35 - o que torna a disputa ainda mais acirrada também entre as torcidas.

Em partida realizada na quinta-feira passada, o Internacional superou o Novo Hamburgo com uma vitória por 2 a 0. Na sexta, mesmo utilizando uma equipe recheada de reservas (dois dias antes, os titulares jogaram na estreia da Taça Libertadores), o Grêmio venceu o Veranópolis por 1 a 0, proporcionando mais um confronto no ano do centenário do duelo Gre-Nal - o primeiro foi em 8 de fevereiro, vitória colorada por 2 a 1 em jogo realizado na cidade de Erechim.

Mais do que a tradição centenária do embate entre Grêmio e Internacional, os "Gre-Nais" mostram a supremacia dos dois times em território do Rio Grande do Sul. Resta aos jogadores que defendem estas respectivas equipes atuarem a cada jogo com mais garra, como forma de suprir a ausência de outros clubes expressivos no estado.

Nenhum comentário: