quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os novos dribles de Ronaldinho Gaúcho



"Me imagino podendo jogar bem e dar muitos dribles para alegrar a torcida". A expectativa de que, em seu retorno ao Brasil, Ronaldinho Gaúcho tenha trazido na bagagem seu bom futebol não é o único motivo pelo qual seus dribles serão essenciais. Além de seu talento ser suficiente para elevar o Flamengo de 2011 à tradição do clube, o jogador ainda precisará passar por outros desafios com a camisa rubro-negra.

O primeiro deles é driblar sua disparidade em relação a boa parte do elenco rubro-negro. Até o momento, o Flamengo encontrou somente na contratação do meia Thiago Neves um companheiro de qualidade para que R10 seja produtivo ofensivamente. Botinelli ainda é uma incógnita, e jogadores como Renato Abreu e Deivid deixam muito a desejar em relação a Gaúcho.

Outro desafio é se adequar à rotina do calendário brasileiro. Como o Brasil é o único país a disputar campeonatos estaduais, Ronaldinho Gaúcho voltará a conviver com viagens ao interior do estado (que muitas vezes podem ser desgastantes) e, principalmente, a atuar em gramados de qualidade inferior. Infelizmente, nesta lista de gramados de pouca qualidade está incluído o Engenhão - estádio que sediará por três anos os grandes jogos do Rio de Janeiro, e que tem como característica um gramado esburacado.

O desgaste se estende ao Campeonato Brasileiro. A competição passa por um período considerável no qual os jogos acontecem às quartas e aos domingos. Rotina que também acontece na Europa, mas os clubes brasileiros não têm tanta estrutura para que os atletas aguentem esta sequência de jogos.

Mas, em vez das tantas coisas para driblar, a torcida flamenguista certamente vai priorizar que Ronaldinho Gaúcho encare de frente seu maior desafio: a pressão de vestir a camisa 10 do Flamengo em todos os jogos, e conseguir marcar presença principalmente em grandes decisões. Se R10 foi objetivo ao dizer que "o Flamengo é o Flamengo" na coletiva do Hotel Copacabana Palace, firulas não serão suficientes para fazer os rubro-negros reverenciarem seu futebol.

2 comentários:

  1. Realmente Ronaldinho terá esses desafios pela frente, e na minha opinião o principal deles é exatamente essa adequação ao nosso calendário.
    Nada que ele não consiga, se tiver esforço e compromisso.
    A contratação do R10 fará bem ao futebol carioca, ao Brasil, e certamente ele estará motivado, até porque tentará ir a próxima copa, sua última, e aqui em nosso país!

    Derbson Frota
    Tianguá CE

    ResponderExcluir
  2. A novela foi demorada, quase não termina
    Flamengo, Grêmio, Palmeiras... marcação em cima
    Tentando repatriar jogador com status de estrela
    Coisa que não se acreditava de nenhuma maneira

    Um a um os times foram saindo da disputa
    Queixaram-se do empresário Assis e sua conduta
    Pelo jogador, um torneio em formato de leilão
    O que não tem transparência termina em confusão

    Para os gremistas, frustrados, agora ele é mercenário
    Pelé disse que ele deveria jogar por amor, sem salário
    Lembro: do Santos, o atleta do século jogou no Cosmos depois
    Com certeza amor pelos norte-americanos é que não foi

    E agora a maior torcida do país comemora a contratação
    Foi recepcionado por uma multidão: portões ao chão
    Uma expectativa maior que o número de torcedores
    Por quatro anos estará na Gávea, em todos os corredores

    Esperam um retorno de quem um dia encantou
    Pois do Barcelona para cá parece que se apagou
    Promessa de um espetáculo por partida verão
    Para quem embolsa um BBB por mês... obrigação

    http://noticiaemverso.blogspot.com
    Twitter: @noticiaemverso

    ResponderExcluir